terça-feira, 8 de março de 2011

Eliane Potiguara manda muiraquitãs-Mulheres Guerreiras Pela Paz

Eliane Potiguara manda muiraquitãs-Mulheres Guerreiras Pela Paz

A líder Eliane Potiguara, minha querida amiga, é uma grande brasileira, que luta pela causa indígena e a representa, fazendo importantes campanhas , como "Não mate Uma Mulher Indígena".Ela foi uma das mil mulheres indicadas para o Nobel da Paz em 2005.Aliás, sua biografia faz parte do belo livro Brasileiras Guerreiras da Paz (*) , coordenado por Clara Charf, extraordinária mulher que desde 1945 representa a verdadeira luta pela PAZ e pela Justiça.

Por causa do Golpe Militar, foi clandestina e perdeu Carlos Marighela, seu companheiro.Exilada, somente pode voltar ao Brasil depois da anistia . Nenhum desânimo ou impecilho:com oitenta anos de idade, Clara Charf , vinculada à Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República ,inserida no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, participando



ainda da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Eliane,que faz parte do livro coordenado por Clara e onde há tantas mulheres que conheço , inclusive a primeira da relaão em ordem alfabética, Albertina Takiuti, médica pioneira do atendimento à adolescente, em S.Paulo, como eu , desde os Anos 80.falta, evidentemente, num país fgigantescos qual o nosso, outros nomes de guerreiras pela paz, mas essas selecionadas representam muito bem todas.De todas as áreas.Como há pouco escreveu-me a artista e poeta visual Iara Abreu: (...)"parabéns para todas nós mulheres, sejamos presidentes, pscólogas, acessoristas, balconistas, donas de casa, mães e etc, independente da condição social e cargo que ocupamos.
Abs iara abreu



Pois bem , Eliane Potiguara envia às mulheres, os poderosos muiraquitãs- quando morei em Belém, comprava esses amuletos verdes e enviava às amigas , também quando ia à capital paraense ministrar cursos ou oficinas, ou pela SESPA ou pelo MS-SASAD- e ainda para o projeto Emaús, com a dra.Conceição de Oliveira Costa, hebiatra de primeira linha.

Certa vez, encontrei um em jade, na Ferira de Artesanato em frente ao Teatro da Paz, adorei, mas dei-o para uma amiga que aniversariava.

Então, leiam as palavras dessa Guerreira da Paz-e as repassem a todas as mulheres que a trazem no self, não apenas a representam ou falam sobre ela.



Clevane Pessoa de Araújo Lopes

REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS

PODER DE MULHER PELA CRIAÇÃO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS

PODER DE MULHER PELA CRIAÇÃO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER





Um presente pra você!





"No dia Internacional da mulher, vamos presentear a Humanidade, com um MUIRAQUITÃ, um amuleto verde de proteção à vida eterna da alma humana, aquela que faz algo pelo bem caminhar dos seres humanos!

Mulheres! Não percamos nossas almas! A criação é o nosso poder: Escreva, dance, componha, plante, ame, ore, estude, pinte, cozinhe, capine, palestre, espiritualize-se, defenda a Terra, cuide-se, cuide dos animais, crianças, velhos e velhas, acaricie o mundo, beije as cicatrizes do mundo, cultive relações, cultive os amigos, cultive a família, enfim, SEJA...ESTEJA PRESENTE...!SEJA LUZ!

Eliane Potiguara

http://blog.elianepotiguara.org.br/

Um presente pra você!

No dia Internacional da mulher, vamos presentear a Humanidade, com um MUIRAQUITÃ, um amuleto verde de proteção à vida eterna da alma humana, aquela que faz algo pelo bem caminhar dos seres humanos!

Mulheres! Não percamos nossas almas! A criação é o nosso poder: Escreva, dance, componha, plante, ame, ore, estude, pinte, cozinhe, capine, palestre, espiritualize-se, defenda a Terra, cuide-se, cuide dos animais, crianças, velhos e velhas, acaricie o mundo, beije as cicatrizes do mundo, cultive relações, cultive os amigos, cultive a família, enfim, SEJA...ESTEJA PRESENTE...!SEJA LUZ!"

Eliane Potiguara

http://blog.elianepotiguara.org.br/



><**>/p>



Brasileiras Guerreiras Pela Paz, coletânea coordenada por Clara Charf, com textos de Carla Rodrigues ,Fernanda Pompeu e Patrícia Negrão (2006-Editor jaime Pinsky )


Foto de Eliane Potiguara, de nosso arquivo, autorizada a publicação por ela.

Um comentário: