Tudo o que fazemos em favor da Paz, revela-nos um coração solidário. Seja a favor da Paz, fale sobre a Paz, trabalhe pela Paz. A humanidade vai agradecer.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Medalha Tiradentes
Clevane Pessoa e Lu Peçanha
LU Peçanha, Embaixadora da Paz e fotógrafa,nossa companheira de sonhos e ideais, que , generosamente, fotografará a outorga da Medalha Tiradentes , nossa convidada..
O Conde Tiago menezes e Ricardo cavalcanti, festejado colunista cultural e sociual em Juiz de Fora, MG
Amanhã , 23 de novembro de 2010, em Juiz de Fora,no Victory Hotel, estaremos recebendo a Medalha Tiradentes, em evento da FALASP, presidida pelo Conde Tiago Menezes.A ocasião solene e festiva ,organizada por Ricardo Cavalcanti, representante da entidade naquela cidade, acontecerá no Hotel Victory.
Conforme sinalizado por Creuza Cavalcanti França, da Academia Feminina de Letras (Belo Horizonte), da Academia Juizforana de Letras e da Academia Mantiqueira de Letras , a honraria confere ao agraciado a oportunidade de representação e conhecimento do personagem cunhado na medalha.
Tiradentes , Joaquim José da Silva Xavier, é uma nobre figura reabilitada pela História e que tanto se destacou na Inconfidência mineira.Para mim , subida honra.De Belo Horizonte, iremos , Jaak Bosmans (conheça seu meme de artes visuais e poemagens em :http://meme.yahoo.com/jaakbosmans/, eu (Clevane Pessoa) e nos acompanha Lucilene Peçanha (navegue até seu belo blog http://lupecanhafotografias.blogspot.com), como nós, Embaixadora Universal da Paz, que breve, em Lisboa, estará no lançamento da antologia de fotografia da editora Chiado Essência e Memória III- a quarta na qual tem fotos publicadas.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Embaixadora Universal da Paz, Vice presidente do IMEL, Diretora Regional do InBrasCi, Representante do Movimento CVultural aBrace e da Rede Catitu de Cultura.
sábado, 20 de novembro de 2010
Dia da Consciência Negra em Belo Horizonte, MG-Brasil-Texto e desenho de Clevane Pessoa
Desenho de Clevane Pessoa , publicado em "Estalo, a revista", para ilustrar o poema NEGRITUDE,de sua autoria.
Dia nacional da Consciência Negra, neste 20 de Novembro
Em todo o Brasil, pessoas que lembram a luta do Negro por seu sagrado direito de um lugar ao sol da vida e da sociedade, acontecem.Personagens reais como a do significativo líder Zumbi dos Palmares,cuja data de passagem foi escolhida para essas celebrações. a escrava Anastácia, Joaquim Nabuco, etc, fazem com que se realizem muitas festividades, inaugurações e encontros neste 20 de novembro.
Aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde resido,louvo as ações da prefeitura Municipal:acontecerá coetejo afro-brasieliro dos grupos MARACATU LUA NOVA, COLETIVO NEGRARIA,EU SOU ANGOLEIRO, ODUM ORIXás, daqui a pouco (14 horas) trá início na Zona Leste da capital mineira, mais precisamente, no tradicional Bairro Santa Efigêni –ficndo a Av Brasil inteditada até às dezenove horas (sentido Rua Domingos Vieira a OlegárioMaciel) .
Mais tarde, os caros Maurício Tizumba, Jorge Dissonância, além do Batuquerê e do Tambolelê e o Grupo de Dança Black Soul, apresentar-se –ão no Lapa Multishow (no mesmo bairro cito) . A entrada será apenas um uilo de alimento não perecível.
É preciso que não se trata apenas de uma data, há que haver uma conscientização diária e precoce e por isso, alunos da escola Municipal Hélio peregrino, terão a ótima experi~encia de fazer uma excursão á COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SAPÉ , que fica em São José de paraopeba.
Quando reviso os projetos viabilizados por Marco lLobus, Presidente da Rede Catitu, deslumbrei-me com a ação na serra do Cipós, com os Cavucos, os Mestres do saber, que depois LLobus e seu grupo , empoderaram, em cerimônia de diplomação entre alunos e seus mestres de tradições- os mesmos chamados de “griots”, na França- com direito a convite, retrato e muita alegria na comemoração.
Nos nomes de escravos, ao ouvir velhas histórias reais , percebe-se o amor à África, pois muitos escravos usavam o nome de suas terras acoplado aos prenomes:
Joana d’Angola, Joaquim Conga (aliás, lembro-me nessa menção de Mestre Conga, assim chamado por dançar a conga desde menino, com latinhas de massa de tomate amarradas nas pernas, conforme contou-me em entrevista muito publicada .Ele foi o Cidadão do Samba – e ainda o é- à época dos grandes carnavais belorizontinos. A petrobrás finaciou sua discografia, projeto coordenado por Júlio Rosa e o idoso jovem ainda pertence à Academia do Samba, na UFMG.
Certa feita, em “Estalo, a revista”, publiquei uma página com os poetas Adão Ventura –que nos deixou mas ficou, conforme digo em poema alusivo - e Wagner Torres da revista Arte Quintal , Editora Plurarts,meu editor de Sombras feitas de Luz e Asas de Água) e companheiro das oficinas de Poesia (PUC Coração Eucarístico-na Nona Semana de Comunicação, Vestígios e PUC de Betim, no EREL_Encontro Regional de Estudantes de Letras)) , apenas pela excelência por estarem em minha história, esses mineiros ,mas há mil nomes a lembrar e lembro uns poucos para representarem tantos, de Milton Nascimento a Wilson Miranda, de Terezinha Romão a Ana Alcântara uma das mulheres a quem dediquei meu livro Erotíssima (poeta) , de Aroldo Pereira a Claudio Bento...
Luiza ferreira, President da casa do poivo-a Câmara Municipal- corroborou que a luta é contínua, mas que a data é muito importante para o Brasil jamais olvidar “ a dívida histórica e ética com os negros”, lembrando o triste dado de que nosso país, hoje aberto à iguladade, foi um dos últimos países do mundo a abolir de fato a escravidão.
A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte , em decisão do prefeito Márcio Lacerda, entregou ontem 35 placas a personalidades que lutam pela igualdade entre as raças, sem preconceitos de cor,raça, gênero, classe social, no Salão Nobre . belo gesto, que dê frutos.Justas homenagens, que , por extensão, mesmo anônimos devem receber, quando são cidadãos conscientes e pacíficos-mas não passivos.
A dinâmica Maria das Graças Rodrigues, que é a Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade assinalou que ainda há muito a fazer, “um longo caminho a percorer.
Essa a gravação nas placas:
“ Pela resistência e perseverança no combate ao racismo, à discriminação , à xenofobia e à intolerância”.
O estimado Meste Conga ( o nome de batismo é José Lourenço) que citei acima, foi um dos homenageados.Sua escola de samba, a “Inconfidência Mineira”, celebrou , pelo seu decano sambista e compositor.
Desde adolescente, milito pela igualdade.Um de meus poemas, publicado na Gazeta Comercial, onde trabalhei, Nos Anos Sessenta, dizia:”
“Todo sangue é vermelho
Toda alma é qualquer cor”.
Continuemos por essa diluição total de todo e qualquer tolo preconceito , pois somos todos habitantes de um mesmo Planeta e esse é diversificado em tdos os aspectos, principalmente no humano e sempre o será.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte,Mg-Brasil
A minha irmã de criação PINGO (Beatriz), com quem passei a adolescência a compartilhar e sonhar enquanto ouvia sua linda voz e que ao casar-se com o carlos, também cantor , deu-me depois, por afilhado, seu primogênito Carlinhos.
20 de novembro de 2010
Desenho:Clevane Pessoa,/ fragmento
No Dia da Consciência Negra, Galeria de fotos de Lu Peçanha em Abrigo de Idosos.
Idosos recebem os saquinhos do projeto Pão e Poesia, de Diovanni Mendonça, generosamente oferecido por seu curador, o poeta Diovvani Mendonça.
Fomos apresentados a essa casa abrigo pelo poeta Claudio Márciuo Barbosa, também Embaixador Universal da paz, pelo cercle de Les Ambassadurs Univers. de La paix-Suiça/França
Na casa do Ancião Chichico Azevedo, fomos, em ação dos Poetas Pela paz e pela Poesia e na qualidade de Embaixadoras da paz (CUAP-Genebra/Suiça-Orange/France), alegrar os idosos, levar saquinhos com poemas do projeto Pão e Poesia, do poeta Diovvani mendonça e ...Lu peçanha eternizou esses poemas vivos, essas pessoas institunalizadas que um dia exerceram o sagrado de ir e vir, agora incapacitadas pela idade ou alguns mles de sua idade..
Para fotografar faces, necessitáriamo s de licença especial, então, ela que gosta de captar olhares e expressões, posturs, limitou-se, com suavidade e beleza a registrar detalhes dessas pessoas que ouviram (*)e contaram o tempo
Dessa série, uma de minhas prediletas.
Pés de idosas no Asilo .N impossibilidade de fotografar os expressivos rostos , Lu Peçanha fotografou esses significativos detalhes.
A foto da mão sobre o muro, amparada e tranquila, agora é um dos um dos cartões postais de Lucilene Peçanha, tendo no verso um poema-oração e craido por Marco llobus, da Rede Catitu de Cultura.
Fomos muito bem recebidas pela psicóloga Patrícia, nossa colega de profissão, pela assistente Social Simone e outros profissionais da casa, observamos o belo trabalho paciente de uma voluntária.
No Bairro Ipiranga, onde mora o Embaixador da paz e Cônsul de Poetas del Mundo , Memebro do Alô Vida e poeta Coordenador idealizador do PAz e POESIA, Claudio Márcio Barbosa, onde ainda existe o Restaurante D.preta, de sua família, que apoia asilos e creches, entre outras coisas , como abrir espaços para poesia e artes, a SSVP (Cidade Ozanam Obra Unida)mantém , à Rua Dom Barreto s/n, tel 3241-0101, essa bela obra.Todos nós, caminhamos para a eternidade , mas devemos pensar sobre os que estão mais perto de passar pelo portal e fazer o que estiver a nosso alcance, para alegrá-los e ajudálos.
A Coordenadora, Cecília, faz um belo trabalho com seu staff.Vimos lá muita atenção, paci~encia, limpeza, mesmo estando o local em obras.
Quando Lu Peçanha enviou-me essas fotos fiquei comovida e quero que mais epssoas conheçam seu trabalho.
A prpopósito, Lucilene viaja neste dezembro a Portugal, onde em lisboa, a Editora Chiado lançará o III exemplar de "Essência e Memória-já a quarta antologia organizada pelo grande fotógrafo luso Antonio Vieira - e sempre com a renda dos direitos autorais dedicada às obras sociais.
A amiga ofereceu-se para levar meu livro O Sono das Fadas (série Os azuis, da rede Catitu, editado por Marco Llobus)e lá distribuí-los para a criançada portuguesa-Portugal é a terra de meus antepassados, vejam meu sobrenome (e também o Rodrigues de minha avó Mocinha (Maria Rodrigues) .Um dia, irei conhecer Portugal
Tenho certeza de que apreciarão essa pequena mostra que aqui coloquei.
.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
SAKINEH - Por Clevane Pessoa
SAKINEH - POR CLEVANE PESSOA
A poeta, escritora, Embaixadora da Paz, psicóloga e minha grande amiga Clevane Pessoa, escreve dois lindos e comoventes poemas para Sakineh.
SAKINEH SAKINEH: todas nós , in útero (*) Clevane Pessoa
Brotam-me versos em ondas de fúria e confraternidade. Doi-me o coração e meu espírito debate-se de perplexidade epilótica: espuma, agita-se em , tempestade. Como fechar os olhos, respirar, comer, se alhures uma pessoa de meu próprio gênero, inocente, não é inocentada? Sakineh é adúltera ? Sim, sim , sim, dizem em seu povo.Sakineh traiu o marido morto.Viúvas devem apagar as brasas da feminilidade e da paixãoe alimentar-se de lembranças? A Kundalini deve dormir um sono perene num corpo cujas células clamam pela energia sexual? A alma de Sakineh e das demais mulheres sem maridodeve ser congelada?Sim , sim , sim, clamam antigas leis e costumes, e para cada pecado,pensamento ou ato deve levar uma chibatada? Não 100, mas 99, chibatadas?A útima foi perdoada? Ou porque ela já estariasemimorta ou sem vida? E agora, não mais lapidada ou chocoteada, mas enforcada? Depois das petições mundiais, o enforcamento parece a eles uma forma menos cuel de ceifar a vidade quem foi levada pela paixão? Ou não?Ou ela foi estuprada e ainda assim , condenada? Quanto vale o corpo de uma bela mulher? Quando vale seu útero, que garantem a continuação da espécie, do sangue da família? Quanto vale sua alma?Ao longo dos tempos, aqui, ali e lá, "menos [que um cachorro",objeto de uso, "objeto de cama e mesa", [segundo Heloneida Studart já apontava décadas atrás. Por que tantos não se incomodam? É apenas "mais uma mulher" das muitas assassinadas [quais as brasileiras aparentemente protegidas e cheias de [direitos?Uma a menos? No Brasil, nos Anos setenta, as mineiras escreviam nos muros"SE SE AMA NÃO SE MATA": sim, quem ama não mata, mesmo em nome da honra, velho preceito demolidor de vidas. Os tempos mudaram? Agora há uma onda de mulheres assassinadasno Brasil, com "requintes de crueldade"estranha expressão que , ao saber de detalhes contados à exaustãoentendemos o sgnificado...Salve, salve sakonet, saúdo-te, mulher. Salve-se SAKINEH, mas sobretudo, SALVE_SE A MULHER!!!!!Salve-se o útero, graal de todas as raças humanas dessas sandices seculares!
Considerações em torno da lapidação, pena.
Biblicamente conhecemos a mão de um certo nazareno cuja palavra atravessa os séculos e que mudou a Lei do Talião-"olho por olho, dente por dente"-ai trazer ao Mundo Antigo a grande novidade: o Amor incondicional pelo OUTRO, nosso irmão e suspendeu o apedrejamento de uma adúltera:"Que atire a primeira pedra" quem jamais errou, pecou, traiu, amou sem dever amar , alguém...Nas espirais do tempo, a transformAÇÃO da legislação, através dos tempos. Não mais se será acobertado se matar em nome da Honra. No Brasil, em Minas Gerais, as ruas tinam muros escritos :"Quem Ama, Não mata", grafado "Se se ama, não se ama". Nas escadarias da Igreja de S.José, point de muitas lutas, mulheres-e homens de Bem- venceram a batalha. Mulheres eram assassinadas por cometerem adultérioe os assassinos não eram condenados porque na Lei havia uma exceção:pode-se matar em defesa da Honra...Então, várias condenações acontecerame provaram que "combater o bom combate' ainda tem força , que vozes em uníssino valem maius que mil vozes. Traição é sério: perpassa pela dolorosa "deslealdade'. Entre amigos, então, ser desleal provoca muita perplexidade e dor. Mas não se deve sair por aí, a matar desleais. Quem somos nós, tão aos outros iguais, para ter esse direito?Lapidar, esse belo verbo que os ourives usam para facetar gemas, torna-se tinto de sangue e usado para disseminação de ódiose preconceitos! Poetas de todo o Mundo, unam-se para combater essa forma arcaicade combater um crime com outro crime, e então, mostrar quais seriam as novas definições de criminoso. Em especial, criminosas. Uma mulher estuprada, pode ser lapidada, tendo engrávidado em consequencia, porque "traiu" o marido! Mesmo que este lhe conheça a dedicação, a beleza interna ou externa,as qualidades, curva-se aos costumes ancestrais e terríveis. Mas os que estupram as esposas diariamente,não serão punidos ,pois as corças tremem de medo, o escuro da noite oculta a imposição,e o pacto de silêncio nasce do pavor , da pequenez e da ignorância...Quantas mortes duplas-a criança no ventre mulher lapidada-as crianças! Sou contra lapidar pessoas. Políticos infames, assassinos vis, mulheres adúlteras, bandidos infames, mesmo que pratiquem as piores violências, minha liberdade de ser não me iguala a eles. Meu grande patrimônio é o livre arbítrio. E minha busca pessoal e a PAZ absoluta para a Humanidade inteira para mim. Sem ela, viver não vale a pena, embora valha "combater o bom combate".A maior penapara quem comete crimesé ser lapidadopela própria consciêsncia. Os que nascem maus, não se tornarão bons, talvez. Mas nós temos de apontar e punir errosde uma forma positiva e humanitária. Declaro-me mulher,mãe, poetisa, pessoa e combatente pelo bom combate,em defesa da paz absolutaque pressupõe amor e perdão. Arcaismo por arcaismo,fico leve por praticar o Amor Universal trazido em meu graal e meu coração minha alma e minha razão-aprendido de um certo nazareno que condenou a Lei do Talião. Sou livre , por direito con/sagrado e da espolha pessoal, a distinguir-me de um fero anomal: sou gente e semeio Poesia e Paz, Amor e Beleza. Assim , sinto-me parte do universos que pressupõe seus filhos sempre irmanados!
Textos por: Clevane Pessoa
sábado, 9 de outubro de 2010
LUZCILENE-Claudio Márcio
O poeta nosso poetamigo Claudio Márcio Barbosa,da OnG ALô Vida, também como nós Cônsul de Poetas del Mundo e Embaixador Universal da Paz pelo Cercle de Les Ambassadeurs Univ. de La paix, criou esse primor para homenagear a embaixadora Lucilene Peçanha, em seu aniversário:
Luzcilene
Lente/luz a clarear caminhos
Ungidos pelo doce e meigo olhar
Coroando, sagrando instantes
Inspiração visceral adjetivando
Latente harmonia cri(a)tiva
Entrelaçando, transcendendo belo/elo
Nas asas da imaginação vôos multicores
Essencialidade versejando o sagrado.
Poesia
Eterna/terna
Clicada
Acariciada
Navegando
Harmonica’mente
Absoluta.
Cláudio Márcio
O Poeta John Lennon-Uma Chance Para a paz
RETRATO BRANCO PARA UM POETA DA PAZ
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
O POETA JOHN LENNON USOU POESIA
EM SUAS CANÇÕES, PACIFISMO CORAJOSO EM SUAS ATITUDES
EM TEMPOS DE GUERRA , CONTRA GUERREAR.
SUA AMADA ERA DE OUTRA RAÇA,
PARA ELE, TODOS OS HOMENS ERAM CORDIFRATERNAIS.
CONCLAMOU À MILITÂNCIA SEM PANOS OU FALSO PUDORES, "BED IN",
NÃO TEVE CONSTRANGIMENTO EM "PEDIR UMA CHANCE PELA PAZ",
SOLICITOU QUE SE IMAGINASSE QUE EM TODO O MUNDO
REINASSE O AMOR E A PAZ E GARANTIU QUE " O AMOR É VERDADEIRO".
MUITOS JOVENS HOJE O CONHECEM
PORQUE FOI UM DOS BEATLES
MAS EU LHES ROGO QUE ESTUDEM SUA PALAVRARMA
SUA APALAVRAMOROSA, SUA PALAVRA ARDENTE.
ELE VIVEU NA SARÇA ARDENTE DOS SONHOS MAIS DEPURADOS
FOI GARÇA E ÁGUA, CAPAZ DE SER ETERNO MESMO DEPOIS QUE O TIRO
O TIROU DE NÓS, PARA ETERNIZÁ-LO .
HOJE,09 DE OUTUBRO, JOHN LENNON, QUE NASCEU EM 1940, EM LIVERPOOL, INGLATERRA, FARIA 70 ANOS E É TAMBÉM O ANIVERSÁRIO DE SEU FILHO SEAN ONO LENNON, FILHO DELE E DE SUA BEM AMADA YOKO.
CLEVANE PESSOA
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
A Palalavra PAZ em muitos idiomas
Abenaki OLAKAMIGENOKA
Afrikaans VREDE
Akan ASOMDWOE
Akkadian SALMU
Alabama ITTIMOKLA
Albanês PAQE
Algonquin WAKI IJIWEBISI
Alsaciano FRIEDE
Amharic SELAM
Árabe SALAM
Aranese PATZ
Armenio ASHKHARH
Assamese SHANTI
Aymara HACANA
Bemba MUTENDEN
Basque (Euzkera) BAKEA
Bavariano FRIDN
Batak PARDAMEAN
Belorusso PAKOJ
Bengali SHANTI
Bhojpuri SHANTI
Bislama PIS
Blackfoot INNAIHTSIIYA
Bosniano MIR
Bretão PEOCH
Búlgaro MIR
Buli GOOM-JIGI
Burmese NYEIN CHAN YAY
Cantonês PENG ON
Carolinian GUNNAMMWEY
Catalão PAU
Cebuano KALINAW
Chamorro MINAGGEM
Checo MIR
Cheyenne NANOMONSETOTSE
Chewa MTENDERE
Chinês HE-PING
Choctaw ACHUKMA
Chontal AYLOBAHA GAFULEYA
Chuuk KUNAMMWEY
Comanche TSUMUKIKATU
Corsican (north) PACE
Corsican (south) PACI
Creole PAIX
Crio PIS
Dari SULH
Dinamarquês FRED
Duala MUSANGO
Egípcio HETEP
Ekari MUKA MUKA
Eslovaco MIER
Esloveno MIR
Esperanto PACO
Esquimó ERKIGSNEK
Estoniano RAHU
Faeroese FRIDUR
Fanagolo KUTULA
Farsi (Persa) SOLH
Fijiano VAKACEGU
Filipino PASENSIYA
Finlandês RAUHA
Flemish VREDE
Fon FIFA
Francês PAIX
Francês (antigo) PAIS
Fresian FRED
Fula JAM
Gaelico-Irlandês SIOCHAIN
Gaelico-Escocês SIOCHAINT
Galiciano PAZ
Alemão FRIEDEN
Gikuyu THAYU
Grego EIPHNH
Greenlandic EQQISAQATIGIINEQ
Guarani PYGUAPY
Gujarati SHANTI
Halaka PEGDUB
Hausa LUMANA
Hawaiano MALUHIA
Hebreu SHALOM
Hindi SHANTI
Hokkien TAI PENG
Holandês VREDE
Hopi I-NU-MU (=peaceful)
Húngaro BEKE
Icelandic FRIDUR
Icelandic(older) FRIDR
Igbo UDO
Ila CHIBANDA
Indonésio DAMAI
Inglês PEACE
Inuktitut ANUSDAKE
Italiano PACE
Japonês HEIWA
Javanês RUKUN
Kannada SHANTI
Kazakh MIR
Kekchi TUKTUQUIL USILAL
Khmer(Cambodjano) SANTEKPHEP
Kinyarwanda AMAHORO
Kirundi AMAHORO
Klingon ROJ
Koasati ILIFAYKA
Coreano PYOUNG-HWA
Kosati ILIFAYKA
Kurdish ASHTI
Kusaiean MIHS
Lakota WOWANWA
Lao MITSUMPUN
Latim PAX
Latvian MIERS
Lingala KIMIA
Lithuanian TAIKA
Lojban PANPI
Luganda EMIREMBE
Magindanain KALILINTAD
Mahican ANACHEMOWEGAN
Malagasi FANDRIAMPAHALAMANA
Malay KEAMANAN (SALAM DAMAI?)
Malgache FANDRIAMPAHALEMANA
Maltês PACI
Mandarim HA-PIN
Manobo LINEW
Maori RONGO
Mapundungun UVCHIN
Maranao DIAKATRA
Marshallese AENOMMAN
Mentaiwan PERDAMIAM
Metis Cree PEYAHTUKE YIMOWIN
Micmac WONTOKODE
Miskito KUPIA KUMI LAKA
Mokilese ONPEK
Mongo BEOTO
Mongolian ENKH TAIVAN (?)
Mossi LAFI
Munsterian ECHNAHCATON
Navajo KE
Nepali SAANTI
Nez Perce EYEWI
Nhengatu TECOCATU
Norueguês FRED
Ntomba NYE
Nyanja MTENDERE
Ojibwe BANGAN (=to be peaceful)
Otomi HMETHO
Palauan BUDECH
Pali NIRUDHO
Papago DODOLIMDAG
Pashto AMNIAT
Pintupi YATANPA
Polonês POKOJ
Ponapean MELELILEI
Português PAZ
Potawatomi ETOKMITEK
Punjabi SHANTI
Pustu SULA
Quechua CASILLA (?)
Rapanui KIBA KIBA
Romanês PACE
Romansch PASCH
Ruanda NIMUHORE
Rundi AMAHORO
Russo MIR
Saa DAILAMA
Sami RAFAIDUHHTIT
Samoano FILEMU
Sanskrit SHANTIH
Sardinian PACHE
Servio MIR
Sesotho KHOTSO
Setswana KAGISO
Shona RUNYARO
Sinhala SAMAYA
Sioux WOOKEYEH
Siswati KUTHULA
Somali NABAD
Espanhol PAZ
Srilankan SAAMAYA
Sueco FRED
Swahili USALAMA (SALAMA?)
Tagalog KAPAYAPAAN
Tamazight(Berber) TALWIT
Tamil SAMADAANAM
Tangut NEI
Tatar DUSLIK
Telugu SHANTI
Thai SANTIPAB
Thiraro MBUKUSHI
Tibetano ZHIDE
Tlingit LI-KEI
Tongan MELINO
Truk KUNAMMWEY
Tsalagi NVWHTOHIYADA
Tswana KHOTSO
Turco BARIS
Turkmen PARAHATCYLYK
Twi-Akan ASOMDWEE
Ucraniano MIR
Uighur SAQ
Urdu AMAN
Uzbek TINCHLIK
Verlent PAXTEM
Vietnamita HOA BINH
Welsh HEDD
Wintu MINA
Woleaian GUMUND
Xhosa UXOLO
Yiddish SHULAM
Yoruba ALAAFIA
Yue SAI GAAI OH PIHNG
Zapotec LAYENI
Zulu HULA (UXOLO?)
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Notícias de Portugal - Édison Almeida - CHANCELLER DO INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS
O nosso Chanceller do Instituto Brasileiro de Culturas Intenacionais - InBrasCi, senhor Édison Almeida, brasileiro, que reside à anos na Ilha da Madeira - Portugal, tras-nos uma importante matéria, o que nos deixa muito contentes e orgulhosos com sua participação. Desejamos muita luz e sucesso por todos estes trabalhos que vem sendo realizados com nossos irmãos portugueses.
Parabéns ao senhor Édison Almeida.
Lu Peçanha
Édison Almeida - Chanceller do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Meus caros amigos, boa tarde!
Bom Feriado aos que estiverem em Portugal, e já agora, aproveito para
divulgar ao Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, a
iniciativa que teve o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e
a Junta de Freguesia de Corroios, Portugal, na pessoa do Dr. José
António A.Santos, no que se relaciona ao Projecto Musical, Poético e
Juvenil chamado: LAÇOS DE EN..CANTAR. - Educar para os Valores!
Autoria de : Ana Cristina Videira.
Fui convidado a participar de uma apresentação, através da Dª Helena
Pestana, Presidente da Associação Presenção Feminina e, realmente, saí
do auditório do FORUM MACHICO, muito emocionado, em ver como as
crianças e juventude estão se preparando para este Milênio que se
agiganta cada dia mais, graças a iniciativas como estas.
Sem sombra de dúvidas, é muito interessante que tanto o Instituto
Brasileiro de Culturas Internacionais, assim como nossos amigos e
colegas da COMUNICAÇÃO, divulguem este grandioso e saudável
espetáculo, que, sem dúvidas irá agradar as crianças dos 8 aos 80
anos.
Fiquei imaginando este espectáculo sendo apresentado aos milhões de
imigrantes Portugueses que vivem no Brasil, que maravilha será quando
estes LAÇOS DE EN..CANTAR, unirem mais ainda nossos povos e Nações!
www.ccram.pt ( no site, lado esquerdo de quem olha para a tela se
encontra LAÇOS DE ENCANTAR)
Assim agradeço a todos vocês, pela divulgação , com votos de UM BOM
FERIADO em comemaração A REPÚBLICA PORTUGUESA.
Édison Pereira de Almeida
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Rua do Chão da Relva nº28
9100 - 266 Santa Cruz - Ilha da Madeira - Portugal
TMN: 962481817
Texto por: Édison Almeida
Fotografia por: Lu Peçanha
domingo, 3 de outubro de 2010
Lu Peçanha tem foto escolhida por voto para capa de antologia de poesias.
Lu Peçanha
Lu Peçanha e seu olhar
“Fotografia é a arte de desenhar com a luz”
Duas das sempre belas fotografias da Embaixadora da Paz pelo Cercle de Les Ambassadeurs de la Paix de Genebra - Suiça, Lucilene Peçanha, concorreram para ser capa da Antologia de Poesias do blog "Poesias Encantadas". O organizador, Luciano, pediu que ela enviasse seus trabalhos fotógráficos, em especial, de flores. Duas foram escolhidas e colocadas em votação junto a outros lindos trabalhos.
Para nosso aplauso, fomos comunicados que a foto número 2 , de sua autoria , foi escolhida e , reslamente, tem tudo a ver com a Primavera e com o Brasil. O verde das folhas e o amarelo-ouro das pétalas , estão presentes em nossa bandeira.
Lu Peçanha, conforme é conhecida, também participa com dois poemas e confessa-se muito feliz em compartilhar com outros poetas dessa antologia .
Ela participa de antologias portuguesas de fotografias, sendo representante com leveza , de nosso País:"Olhar a Nu", foi a primeira. Depois , "Essência e Memória ", em edições sucessivas, partindo já para a quarta.
Recentemente, fez fotos em Portugal, na Colômbia e no Chile, sempre a demonstrar uma captação delicada e ao mesmo tempo profunda.
Tenho o prazer de ter poemas ilustrados com suas fotos e escrever alguns especialemente para interpretar outras.
Escreve com sensibilidade e o olhar, treinado atrás das lentes, traduz os olhos interiores, que fazem triagem de beleza em tudo que registra fotograficamente.
Nossos cumprimentos por essa seletiva e já imaginamos o quanto essa capa ficará linda.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
O link para o Poesias Encantadas:
http://poesiasencantadas-antologiapoetica.blogspot.com
Clevane Pessoa, para Ghandi, in Memoriam
Brancura de Algodão
A força do tear, os fios do tecido, o branco
A não violência -ahimsa-
associada á firmezade teu caráter-satiagraha-
tornaram-te especial
porque eras genuíno
E deixaste o exemplo de tua singularidade
Todos os povos e religiões sabem-te líder.
Conhecem-te a força de obter a Paz sem sangue
mas com tenacidade e certeza.
A simplicidade desvestiu-te
de todos os inúteis panos .
Revolucionário sem combates,
soubeste conduzir todos os embates.
O essencial que te inspirou, protegeu-te de maiores danos.
garça pacífica, mas jamais passiva,
embora a sobrevoar a sarça ardente
dos dominadores.
A liberdade , trouxeste-a em forma de nuvens, sempre mutantes e mutáveis,
a cobrir a cabeça antiga de tua Pátria...
A força do tear, os fios do tecido, o branco
A não violência -ahimsa-
associada á firmezade teu caráter-satiagraha-
tornaram-te especial
porque eras genuíno
E deixaste o exemplo de tua singularidade
Todos os povos e religiões sabem-te líder.
Conhecem-te a força de obter a Paz sem sangue
mas com tenacidade e certeza.
A simplicidade desvestiu-te
de todos os inúteis panos .
Revolucionário sem combates,
soubeste conduzir todos os embates.
O essencial que te inspirou, protegeu-te de maiores danos.
garça pacífica, mas jamais passiva,
embora a sobrevoar a sarça ardente
dos dominadores.
A liberdade , trouxeste-a em forma de nuvens, sempre mutantes e mutáveis,
a cobrir a cabeça antiga de tua Pátria...
Poesia por: Clevane Pessoa
ANIVERSÁRIO DE GHANDI - 02 DE SETEMBRO
Clevane Pessoa é um ser iluminado e como sempre, datas importantes como esta (o aniversário de Ghandi), jamais esqueceria.
Ghandi, um pacificador, literalmente um Embaixador da Paz, não poderia faltar neste Blog.
Fonte: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Politicos/Gandhi.htm
Ghandi, um pacificador, literalmente um Embaixador da Paz, não poderia faltar neste Blog.
Pequena Biografia de Ghandi
“Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.
Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.Visitando a Inglaterra
O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe.
Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários.
"Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi.
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem.
Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.”
Pensamentos de Mahatma Gandhi
“Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.
Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.Visitando a Inglaterra
O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe.
Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários.
"Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi.
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem.
Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.”
Pensamentos de Mahatma Gandhi
- "O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto."
- "Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo."
- "Acho que vai certo método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências, assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades."
- "As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, como também dos nossos pensamentos."
- "Satyagraha - a força do espírito - não depende do número, depende do grau de firmeza."
Fonte: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Politicos/Gandhi.htm
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Uma das mulheres mais importantes da minha vida e grande EMBAIXADORA DA PAZ
Falar de Clevane Pessoa é falar da PAZ
Aqui o perfil desta pessoa maravilhosa
Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, potiguar, radicada em Minas Gerais desde a infância, trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-Mg, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial. Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da silva,que então trabalhava na via expressa em viadutos e passarelas.Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior)de Juiz de Fora,então formou-se na FUMEC desta capital.Acompanhou o marido a S.Luiz, Maranhão, S.Paulo, capital e depois a Belém, no Pará.Retornou a Belo Horizonte em 1990.Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou, o atendimento integral à mulher, criança ,adolescente ,idosos e família.
Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente,entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”.Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Atualmente, é psicóloga, ilustradora,palestrista e oficineira de Poesia e Conto. Tem quatro livros de poesias publicados(Sombras Feitas de Luz , Asas de Água Plurarts), "A Indiazinha e o Natal", Edições Haruko e "Partes de Mim",R & S Gráfica e Editora.) seu novo livro se Mulheres de Sal, Água e Afins,publicado pela Urbana Editora, RJ/Libergráfica BH.),reúne contos com protagonismo feminino).Possui capítulos em co-autoria ( Homossexualidade e sexualidade do Adolescente,no compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais", Edit Arte Med(RS).
É consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.
No ano de 2007, completa 50 anos de Poesia, pois começou a escrever e fazer saraus aos dez .Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa", do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade ,nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007).
Também neste ano, recebeu o título de Cônsul Zona Central de Belo Horizonte,da entidade Internacional “ Poetas del Mundo”.Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, é patrono da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras .
Estudou na SBAAT-Sociedade de belas artes Antonio parreiras, aluna de Clério de Souza, o presidente da entidade.Ilustrava seus textos e de outros autores, em sua página na Gazeta Comercial(Juiz de Fora, MG).Iustrou,m a bico de pena, "100 TRovas de Juiz de Fora"-Programa Contraponto.Participou da primeira mostra de arte da FUMEC, quando concluía a faculdade de Psicologia. Em eventos na Semana da Mulher e da criança, expôs no HJK, em Belo Horizonte, posteres e poemas ilustrados.Fez 30 capas de pano para a edição artesanal de "Maldita Perfeição", de Jairo Rodrigues.Ilustrou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia .Ilustrou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincando de representar', de Virgilene Araújo e outros.Fez 25 desenhos para a III Edição do "Original-lIvro de Artistas", no tema "A Forma do Pote vazio, tendo um dos desenhos apresentado no Palácio Galveias, em Lisboa, em maio de 2010.
Ilustrou seus livros "Asas de Água", Poesias-Edit.Purarts e "Mulheres de Sal, Água e Afins"(contos-Edit.Urbana , Rio de janeiro).Desde março de 2009, a mostra Graal Feminino Plural, com seus desenhos e poemas,sobre questões do gênero feminino, circula, a partir da Galeria da Árvore (MUNAP_Parque Municipal Américo Renê Gianetti) , para os Centros Culturais de Belo Horizonte(Pref.Munic.) e Regional Oeste.
Participa de recitais,saraus com leituras e performances,de textos. Palestrista e conferenciasta, oficineira . Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência(desde os Anos 80) .Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck,no Barreiro de Cima., onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar.A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde reprodutiva e Sexualidade na Adolescência.
Possui vinte e-books,quatro dos quais,infantis,um de memórias,um ensaio,os demais de poesias,gêneros vários.
Possui uma antologia poética em www.direitoepoesia.com e participa de várias coletâneas virtuais e muitos sites e blogs.
Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no Exterior.As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil), artigo sobre cecília Meirelles ,entre outros.A convite, seu artigo "A Casta da Dança", foi publicado no no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora,em Portugal. Colabora e é colunista muitos sites, inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos.Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php
Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis.É dama da Serrníssima Ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI, membro da SPVA(Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, do RN) , do virArte,acadêmica correspondente de várias academias e outroas instituições.
Gravou 48 horas de vídeos para o Projeto Educativo” Saúde, Vida , Alegria, CECIP /Kellog”,sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc.
Participa de mais de oitenta antologias, por mérito em concursos ou por cooperativismo entre escritores e editoras.No início de 2007, duas mais recentes são Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE, lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE (março 2007), em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”.Depois , em Roda ao Mundo 2007, Poetas do Barsil,-Antologia do Proyecto Sur (RS)-neste ano de 2009,participa das antologias aBeace, inclusive a comemorativa dos dez anos desse Movimento Cultural, tendo recebido o troféu aBrace ( pelo ano de 2008), por sua atuação pela cultura e modus vivendi.
Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL . Em 2009, realiza a mostra "Graal Feminino Plural", de desenhos e poemas, atualmente em circuito pelos Centros Culturais de Belo Horizonte.
Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa.Entre os muitos prêmios, destacam-se: primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ; Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais.Recebeu em 2009 o Prêmio mais importante do aBrace, pelo seu trabalho cultural .Em 2009, teve o poema "O Chão da Nossa terra" classificado em primeiro lugar no FESTINVERNO (Ouro Preto, Mariana).Em 2010, foi a escritora convidada para o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Nartal/RN e recebeu uma placa pela sua contribuição à Língua Portuguesa(UCCLA e Capitania das Artes).A seguir, foi homenageada na Câmara Municipal de São José de Mipibu, sua cidade natal.
Em 2009, tomou posse na ALB,Mariana, na qualidade de acadêmcia fundadora, Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo,, quando recebeu o título de Filósofa Imortal, Doutora Honoris Causa, PH.I, pela ALB/CONALB.
Também tomará posse na cadeira n.5, Cecília Meirelles, na AFEMIL, (Academia Feminina de Letras-Belo Horizonte, MG), para a qual foi votada em novembro de 2008.Integra a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, de Natal/RN e tem acervo no meorial da mulher, da mesma capital
Em 2009, lançou Olhares, Teares Saberes, pela Edit.Popular, de S.Luiz, Maranhão, que foi apresentado na Bienal do Livro-Rio de janeiro/2009.Também lançou O Sono das Fadas (já em e-book), nesse evento, para crianças de todas as idades e Erotíssima, ambos pelo selo Catitu.
Representa a Rede Catitu, o Alô Vida, Mulheres Emergentes.
Faz parte dos Poetas pela paz e Pela Poesia e é consultora de Arte da AMI (Associação Mineira de Imprensa)
Vem participando de Poetas do Brasil do Proyecto Sur, nos números pares..Por premiação, seletiva ou cooperativismo, participa de mais de noventa antologias.
É Embaixadora Universal da Paz (Cercle Universel de Les Ambassadeurs de La Paix/genegra, Suiça e Orange/França)
Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007
Contatos:
clevane@yahoo.com.br
asasdeborboleta16@gmail.com
Sites e blogs:
1)Pessoais:
http://www.clevanepessoa.net
www.clevanepessoa/blog
br.geocities.com/clevanedeasas
paginas.terra.com.br/arte/asasdeagua
2)Subsites em outros sites:
a)Jornal de poesias(de Soares Feitosa):
www.secrel.com.br/Jpoesia/clevanepessoa2.html
infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?...
b)Palavreiros:
palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
palavreiros.hpg.ig.com.br/cantinhodopoetaclevanepessoa_finalidades.htm
c)Direito e poesia:
infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?
d)Recanto das Letras:
www.recantodasletras.com.br/poesias/
e)Garganta da Serpente(poesias,crônicas,contos)
www.gargantadaserpente.com/veneno/clevane/08.shtml
f)REBRA:
www.avbl.com.br/avbl/membrosgrupo/clevanepessoa.htm
g)www.geocities.com/wellesley/garden/4322/autoras/922port.html - Buscar somente neste site - Salvar
3)e-books e antologias virtuais:
www.portalcen.org/bv/clevane/clevane.htm
www.clevanepessoa.net/ebooks.php
www.avbl.ebooknet.com.br/pequenashistorias/17.htm
www.ebooknet.com.br/avbl/ensaiopoetico/21.htm
www.bvcaestamosnos.hpg.ig.com.br/online/ciume/02.htm
www.avbl.com.br/avbl/lv01/gb.asp?page=19
4)textos em prosa e verso em:
www.gargantadaserpente.com/quelonios/index.shtml
palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501
www.jamulher.hpg.ig.com.br
www.meiotom.art.br/clavane1p.htm
www.joaquimevonio.com/queridoevonio.pdf
cartasquenuncachegaram.ifrance.com/ciranda/paz/paz.htm
www.yaranazare.com/poesiasemletrao.htm
kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=168&rv=cigarra
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501.htm
www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041
www.versoereverso.hpg.ig.com.br/home/002.htm
pjsgarbi.blog.uol.com.br/arch2004-01-01_2004-01-31.html
diariogeral.zip.net/arch2005-10-23_2005-10-29.html
www.kakinet.com/graffiti/graffiha.htm
br.geocities.com/deliriosplurais/solidariedade
www.alpas.hpg.ig.com.br/desafios.htm
marialimeira.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-30.html
www.silvei.blogger.com.br
www.abrali.com/008contos.html
www.abrali.com/008contos/008encontrando_o_eu_perdido_clevane.html
www.amoremversoeprosa.com/cirandas/442cirandadasmaes.htm
sarasvati29.spaces.msn.com
stationary.olga.kapatti.nom.br/CIRANDAS/anonovo2005/...
isla_negra.zoomblog.com/archivo/2005/09/13
paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligia_amigos_clevane.htm
arte-bis.zip.net/arch2005-06-01_2005-06-30.html
www.revista.agulha.nom.br/wilmarsilva2.html
br.groups.yahoo.com/group/sagradapoesia/messages/1005?xm=1&m=e
es.groups.yahoo.com/group/lapoesia/messages/4607?xm=1&m=e
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, potiguar, radicada em Minas Gerais desde a infância, trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-Mg, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial. Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da silva,que então trabalhava na via expressa em viadutos e passarelas.Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior)de Juiz de Fora,então formou-se na FUMEC desta capital.Acompanhou o marido a S.Luiz, Maranhão, S.Paulo, capital e depois a Belém, no Pará.Retornou a Belo Horizonte em 1990.Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou, o atendimento integral à mulher, criança ,adolescente ,idosos e família.
Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente,entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”.Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Atualmente, é psicóloga, ilustradora,palestrista e oficineira de Poesia e Conto. Tem quatro livros de poesias publicados(Sombras Feitas de Luz , Asas de Água Plurarts), "A Indiazinha e o Natal", Edições Haruko e "Partes de Mim",R & S Gráfica e Editora.) seu novo livro se Mulheres de Sal, Água e Afins,publicado pela Urbana Editora, RJ/Libergráfica BH.),reúne contos com protagonismo feminino).Possui capítulos em co-autoria ( Homossexualidade e sexualidade do Adolescente,no compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais", Edit Arte Med(RS).
É consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.
No ano de 2007, completa 50 anos de Poesia, pois começou a escrever e fazer saraus aos dez .Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa", do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade ,nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007).
Também neste ano, recebeu o título de Cônsul Zona Central de Belo Horizonte,da entidade Internacional “ Poetas del Mundo”.Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, é patrono da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras .
Estudou na SBAAT-Sociedade de belas artes Antonio parreiras, aluna de Clério de Souza, o presidente da entidade.Ilustrava seus textos e de outros autores, em sua página na Gazeta Comercial(Juiz de Fora, MG).Iustrou,m a bico de pena, "100 TRovas de Juiz de Fora"-Programa Contraponto.Participou da primeira mostra de arte da FUMEC, quando concluía a faculdade de Psicologia. Em eventos na Semana da Mulher e da criança, expôs no HJK, em Belo Horizonte, posteres e poemas ilustrados.Fez 30 capas de pano para a edição artesanal de "Maldita Perfeição", de Jairo Rodrigues.Ilustrou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia .Ilustrou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincando de representar', de Virgilene Araújo e outros.Fez 25 desenhos para a III Edição do "Original-lIvro de Artistas", no tema "A Forma do Pote vazio, tendo um dos desenhos apresentado no Palácio Galveias, em Lisboa, em maio de 2010.
Ilustrou seus livros "Asas de Água", Poesias-Edit.Purarts e "Mulheres de Sal, Água e Afins"(contos-Edit.Urbana , Rio de janeiro).Desde março de 2009, a mostra Graal Feminino Plural, com seus desenhos e poemas,sobre questões do gênero feminino, circula, a partir da Galeria da Árvore (MUNAP_Parque Municipal Américo Renê Gianetti) , para os Centros Culturais de Belo Horizonte(Pref.Munic.) e Regional Oeste.
Participa de recitais,saraus com leituras e performances,de textos. Palestrista e conferenciasta, oficineira . Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência(desde os Anos 80) .Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck,no Barreiro de Cima., onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar.A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde reprodutiva e Sexualidade na Adolescência.
Possui vinte e-books,quatro dos quais,infantis,um de memórias,um ensaio,os demais de poesias,gêneros vários.
Possui uma antologia poética em www.direitoepoesia.com e participa de várias coletâneas virtuais e muitos sites e blogs.
Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no Exterior.As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil), artigo sobre cecília Meirelles ,entre outros.A convite, seu artigo "A Casta da Dança", foi publicado no no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora,em Portugal. Colabora e é colunista muitos sites, inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos.Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php
Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis.É dama da Serrníssima Ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI, membro da SPVA(Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, do RN) , do virArte,acadêmica correspondente de várias academias e outroas instituições.
Gravou 48 horas de vídeos para o Projeto Educativo” Saúde, Vida , Alegria, CECIP /Kellog”,sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc.
Participa de mais de oitenta antologias, por mérito em concursos ou por cooperativismo entre escritores e editoras.No início de 2007, duas mais recentes são Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE, lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE (março 2007), em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”.Depois , em Roda ao Mundo 2007, Poetas do Barsil,-Antologia do Proyecto Sur (RS)-neste ano de 2009,participa das antologias aBeace, inclusive a comemorativa dos dez anos desse Movimento Cultural, tendo recebido o troféu aBrace ( pelo ano de 2008), por sua atuação pela cultura e modus vivendi.
Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL . Em 2009, realiza a mostra "Graal Feminino Plural", de desenhos e poemas, atualmente em circuito pelos Centros Culturais de Belo Horizonte.
Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa.Entre os muitos prêmios, destacam-se: primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ; Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais.Recebeu em 2009 o Prêmio mais importante do aBrace, pelo seu trabalho cultural .Em 2009, teve o poema "O Chão da Nossa terra" classificado em primeiro lugar no FESTINVERNO (Ouro Preto, Mariana).Em 2010, foi a escritora convidada para o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Nartal/RN e recebeu uma placa pela sua contribuição à Língua Portuguesa(UCCLA e Capitania das Artes).A seguir, foi homenageada na Câmara Municipal de São José de Mipibu, sua cidade natal.
Em 2009, tomou posse na ALB,Mariana, na qualidade de acadêmcia fundadora, Cadeira 11, Laís Corrêa de Araújo,, quando recebeu o título de Filósofa Imortal, Doutora Honoris Causa, PH.I, pela ALB/CONALB.
Também tomará posse na cadeira n.5, Cecília Meirelles, na AFEMIL, (Academia Feminina de Letras-Belo Horizonte, MG), para a qual foi votada em novembro de 2008.Integra a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, de Natal/RN e tem acervo no meorial da mulher, da mesma capital
Em 2009, lançou Olhares, Teares Saberes, pela Edit.Popular, de S.Luiz, Maranhão, que foi apresentado na Bienal do Livro-Rio de janeiro/2009.Também lançou O Sono das Fadas (já em e-book), nesse evento, para crianças de todas as idades e Erotíssima, ambos pelo selo Catitu.
Representa a Rede Catitu, o Alô Vida, Mulheres Emergentes.
Faz parte dos Poetas pela paz e Pela Poesia e é consultora de Arte da AMI (Associação Mineira de Imprensa)
Vem participando de Poetas do Brasil do Proyecto Sur, nos números pares..Por premiação, seletiva ou cooperativismo, participa de mais de noventa antologias.
É Embaixadora Universal da Paz (Cercle Universel de Les Ambassadeurs de La Paix/genegra, Suiça e Orange/França)
Clevane Pessoa de Araújo Lopes/2007
Contatos:
clevane@yahoo.com.br
asasdeborboleta16@gmail.com
Sites e blogs:
1)Pessoais:
http://www.clevanepessoa.net
www.clevanepessoa/blog
br.geocities.com/clevanedeasas
paginas.terra.com.br/arte/asasdeagua
2)Subsites em outros sites:
a)Jornal de poesias(de Soares Feitosa):
www.secrel.com.br/Jpoesia/clevanepessoa2.html
infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?...
b)Palavreiros:
palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
palavreiros.hpg.ig.com.br/cantinhodopoetaclevanepessoa_finalidades.htm
c)Direito e poesia:
infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?
d)Recanto das Letras:
www.recantodasletras.com.br/poesias/
e)Garganta da Serpente(poesias,crônicas,contos)
www.gargantadaserpente.com/veneno/clevane/08.shtml
f)REBRA:
www.avbl.com.br/avbl/membrosgrupo/clevanepessoa.htm
g)www.geocities.com/wellesley/garden/4322/autoras/922port.html - Buscar somente neste site - Salvar
3)e-books e antologias virtuais:
www.portalcen.org/bv/clevane/clevane.htm
www.clevanepessoa.net/ebooks.php
www.avbl.ebooknet.com.br/pequenashistorias/17.htm
www.ebooknet.com.br/avbl/ensaiopoetico/21.htm
www.bvcaestamosnos.hpg.ig.com.br/online/ciume/02.htm
www.avbl.com.br/avbl/lv01/gb.asp?page=19
4)textos em prosa e verso em:
www.gargantadaserpente.com/quelonios/index.shtml
palavreiros.org/.../brasil/minasgerais/clevanepessoadearaujolopes.html
www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501
www.jamulher.hpg.ig.com.br
www.meiotom.art.br/clavane1p.htm
www.joaquimevonio.com/queridoevonio.pdf
cartasquenuncachegaram.ifrance.com/ciranda/paz/paz.htm
www.yaranazare.com/poesiasemletrao.htm
kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=168&rv=cigarra
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/opina/opina05/op050501.htm
www.vaniadiniz.pro.br/asp/textosamigos.asp?cod=1041
www.versoereverso.hpg.ig.com.br/home/002.htm
pjsgarbi.blog.uol.com.br/arch2004-01-01_2004-01-31.html
diariogeral.zip.net/arch2005-10-23_2005-10-29.html
www.kakinet.com/graffiti/graffiha.htm
br.geocities.com/deliriosplurais/solidariedade
www.alpas.hpg.ig.com.br/desafios.htm
marialimeira.zip.net/arch2005-11-01_2005-11-30.html
www.silvei.blogger.com.br
www.abrali.com/008contos.html
www.abrali.com/008contos/008encontrando_o_eu_perdido_clevane.html
www.amoremversoeprosa.com/cirandas/442cirandadasmaes.htm
sarasvati29.spaces.msn.com
stationary.olga.kapatti.nom.br/CIRANDAS/anonovo2005/...
isla_negra.zoomblog.com/archivo/2005/09/13
paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligia_amigos_clevane.htm
arte-bis.zip.net/arch2005-06-01_2005-06-30.html
www.revista.agulha.nom.br/wilmarsilva2.html
br.groups.yahoo.com/group/sagradapoesia/messages/1005?xm=1&m=e
es.groups.yahoo.com/group/lapoesia/messages/4607?xm=1&m=e
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Um dos poemas mais lindos que ja li. Por Clevane Pessoa: A menina que falou com Deus.
A menina que falou com Deus.
A mãe fechou os olhos para partir
e a menininha a soluçar
sem conseguir consertar o coraçãozinho partido,
pegou o celulare chamou:
Deus, por favor, acorda minha mãe antes que ela se vá para sempre.
Ouviu então, tatalarde asas,murmúrios de mar,
sininhos de vento a tintilar.
Rosas se abriram e ela captou seu harpejo.
Anjos passaram e a criança ouviuuma flauta a soluçar.
Um ovo se abriu
e um movimento breve sob a casca que se partia,
pôde apreender.
As lágrimas caíam.
Porque Deus não lhe respondia?
A mãe então , abriu os olhos e sorriu-lhe.
Mais tarde, um dia, com a filha ao colo, explicou -lhe
que Deus fala através de suas criaturas...
E que enquanto ela rogava, Ele agia.
Poema por: Clevane Pessoa
Fotografia por: Lu Peçanha
Assinar:
Postagens (Atom)